FAQ

Perguntas Frequentes

É o não pagamento de uma dívida ou obrigação financeira por parte de uma empresa dentro do prazo acordado com o credor.

Reduz o fluxo de caixa, pode aumentar os custos com juros e multas, e afeta negativamente a capacidade de investimento e crescimento da empresa.

Causas comuns incluem gestão financeira ineficiente, recessão econômica, condições de mercado desfavoráveis e falhas nos processos de crédito e cobrança.

Estabeleça políticas de crédito claras, faça uma análise de crédito dos clientes, mantenha um bom relacionamento com eles e use lembretes de pagamento.

Com comunicação clara, profissional e respeitosa, buscando entender os motivos e negociando soluções viáveis para ambas as partes.

Quando os esforços internos não resultam em pagamento e a dívida começa a afetar o fluxo de caixa e a operação da sua empresa.

É um processo de revisão dos termos de pagamento com o devedor, podendo incluir a extensão de prazos, redução de juros ou parcelamento, facilitando assim o pagamento da dívida.

Incluem o não cumprimento das leis de proteção ao consumidor, como práticas de cobrança abusivas ou assédio, o que pode resultar em ações legais contra a empresa credora.

Ferramentas de CRM e software de cobrança podem automatizar lembretes, organizar informações de dívidas e pagamentos, além de oferecer análises preditivas para estratégias de recuperação de créditos.

Um planejamento eficaz assegura que a empresa tenha uma reserva para períodos de baixa e uma estratégia de gestão de riscos, minimizando o impacto da inadimplência sobre as finanças da empresa.

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